2º Concurso de Boas Práticas Pedagógicas – Regulamento

O PRÊMIO KLABIN SEMEANDO EDUCAÇÃO – BOAS PRÁTICAS
terá sua segunda realização no ano de 2021, por iniciativa da Klabin.

Leia abaixo o regulamento ou acesse o PDF no Google Drive.

2º Concurso de Boas Práticas Pedagógicas – Regulamento

Tem como objetivo reconhecer e valorizar professores (as) de Ensino Fundamental e também gestores (as) escolares (coordenador (a) pedagógico (a) e diretor (a)) da Educação infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais das escolas públicas, rurais ou urbanas da Rede Municipal de Ensino dos municípios de Correia Pinto (SC), Curiúva (PR), Goiana (PE), Imbaú (PR), Lages (SC), Ortigueira (PR), Otacílio Costa (SC), Reserva (PR), Rio Branco do Ivaí (PR), Sapopema (PR), Telêmaco Borba (PR), Tibagi (PR) e Ventania (PR) pertencentes ao programa Klabin Semeando Educação nos Estado do Paraná, Pernambuco e Santa Catarina.

1. O PRÊMIO

O Prêmio Klabin Semeando Educação tem caráter pedagógico/educacional. Seu propósito é o fortalecimento à valorização do trabalho:

– do (a) docente, na construção de práticas pedagógicas de sucesso no processo ensino-aprendizagem;

– do (a) gestor (a), na função de incentivar e buscar oferecer as condições necessárias ao desenvolvimento dos projetos voltados às novas práticas pedagógicas.

Valorizar e divulgar experiências educativas inclusivas, equitativas e de qualidade, conforme o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 – Educação de Qualidade.

2. CRITÉRIOS PARA INSCRIÇÃO

Poderão se inscrever pessoas físicas, professores (as) de Ensino Fundamental Anos Iniciais (1º ao 5º ano) e gestores (as) escolares (coordenador (a) pedagógico (a) e diretor(a)) de Educação Infantil ao Ensino Fundamental, com mais de 18 (dezoito) anos, da Rede Municipal de Ensino dos Municípios de Correia Pinto (SC), Curiúva (PR), Goiana (PE), Imbaú (PR), Lages (SC), Ortigueira (PR), Otacílio Costa (SC), Reserva (PR), Rio Branco do Ivaí (PR), Sapopema (PR), Telêmaco Borba (PR), Tibagi (PR) e Ventania (PR), participantes das formações oferecidas pelo programa Klabin Semeando Educação nos anos de 2020 e 2021, de acordo com as normas do item 3. INSCRIÇÕES deste documento e desenvolver projeto educacional diferenciado, observando-se:

I – o conteúdo educacional previsto;

II – a originalidade:

– não repetição de projetos usados em outras premiações;

– sem plágios (cópias de rede mundial de computadores – internet e/ou outros)

2.1 – Além dos critérios já mencionados, no preenchimento da inscrição os (as) participantes deverão escolher uma das categorias abaixo:

– Docente dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (do 1º ao 5º ano), participante do Projeto Klabin Semeando Educação, no componente curricular Matemática. Nessa categoria, o componente curricular Matemática pode ser abordado apenas em função das habilidades específicas dessa área do conhecimento ou em interação com outras áreas, desde que a Matemática seja um destaque no trabalho.

– Docente dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (do 1º ao 5º ano), participante do Projeto Klabin Semeando Educação, no componente curricular Língua Portuguesa. Nessa categoria, o componente curricular Língua Portuguesa pode ser abordado apenas em função das habilidades específicas dessa área do conhecimento ou em interação com outras áreas, desde que a Língua Portuguesa seja um destaque no trabalho.

– Docente dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), participante do Projeto Klabin Semeando Educação, no componente curricular Ciências Naturais. Nessa categoria, o componente curricular Ciências Naturais pode ser abordado apenas em função das habilidades específicas dessa área do conhecimento ou em interação com outras áreas, desde que Ciências Naturais sejam um destaque no trabalho.

– Gestores (as) de Creche, unidades de Educação Infantil e Ensino Fundamental, participantes do Projeto Klabin Semeando Educação.

3. INSCRIÇÕES

3.1. PERÍODO DE INSCRIÇÃO E ENTREGA DO RELATO DE BOAS PRÁTICAS:

De 31 de agosto a 5 de novembro de 2021, respeitando o limite de horário das 23h59 (horário de Brasília-DF).

3.2. FICHA DE INSCRIÇÃO

As inscrições deverão ser feitas pelo formulário que será acessado em um dos links abaixo. Cada participante deverá escolher apenas um link para acessar a FICHA DE INSCRIÇÃO para PROFESSOR (A) PARTICIPANTE ou para GESTOR (A) PARTICIPANTE:

Link GESTOR (A) participante: https://is.gd/mZgVQc

Link PROFESSOR (A) participante: https://is.gd/zy5y2y

Os participantes deverão preencher a ficha de inscrição com todos os dados para sua identificação pessoal e profissional. Na mesma ficha, deverá preencher também a DESCRIÇÃO DO PROJETO PARA O PRÊMIO KLABIN SEMEANDO EDUCAÇÃO, considerando todos os itens indicados. Somente serão aceitos projetos submetidos seguindo o modelo de estruturação que consta neste formulário de inscrição.

3.3. CIÊNCIA E ACEITE

Antes de realizar a inscrição, o (a) participante deverá ler atentamente este Regulamento e aceitar todas as condições, declarando estar de acordo com os requisitos de participação e garantindo que todas as informações prestadas são verdadeiras. O conteúdo do projeto e os dados cadastrais fornecidos são de inteira responsabilidade do participante.

3.4. REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO

São requisitos fundamentais para inscrição:

– ser gestor (a) de Educação Infantil ou Ensino Fundamental – Anos Iniciais ou professor (a) de Ensino Fundamental – Anos Iniciais da Rede Municipal de ensino dos municípios de Correia Pinto (SC), Curiúva (PR), Goiana (PE), Imbaú (PR), Lages (SC), Ortigueira (PR), Otacílio Costa (SC), Reserva (PR), Rio Branco do Ivaí (PR), Sapopema (PR), Telêmaco Borba (PR), Tibagi (PR) e Ventania (PR) pertencentes ao programa Klabin Semeando Educação nos Estado do Paraná, Pernambuco e Santa Catarina.

– ter participado das formações do Programa Klabin Semeando Educação no ano vigente do concurso ou em até 1 ano antes.

3.5. REGRAS GERAIS

3.5.1 A organizadora não se responsabiliza pelo não recebimento da inscrição enviada pelo participante, bem como por qualquer impossibilidade de participação em razão de falhas ou erros de envio ocasionados por problemas no provedor de internet utilizado por ocasião da inscrição.

3.5.2 Caso o participante não receba a mensagem de confirmação de participação em até 12 (doze) horas após o envio da inscrição, deverá enviar um e-mail para premiosemeandoeducacao@semeandoeducacao.klabin.com.br informando a organizadora. Não serão aceitas reclamações após o encerramento das inscrições.

3.5.3 As inscrições estão abertas para experiências escolares de professores (as) que possam ser devidamente comprovadas por meio da apresentação de planejamento do trabalho, coleta e organização com as produções das crianças, alunos ou estudantes envolvidos, professores, coordenadores e equipe da escola. Tratando-se de gestores (as) educacionais (diretores, coordenadores pedagógicos), o êxito do projeto deverá ser comprovado por registro das ações, fotos, vídeos, avaliações, relatos dos participantes, registros de percursos formativos dos docentes e de assembleias que indiquem gestão participativa, entre outros materiais que ajudem a comprovar e evidenciar o impacto positivo nas aprendizagens dos envolvidos, sejam eles crianças, jovens ou adultos e que tenham sido realizadas no ano letivo de 2020 ou que ainda estejam em curso no ano vigente, e tenham documentação de comprovação das aprendizagens alcançadas.

3.5.4 A participação é pessoal e intransferível. A organizadora desclassificará projetos que se utilizem de inscrições múltiplas ou quaisquer métodos ilícitos ou contrários aos previstos neste Regulamento.

3.5.5 O projeto desenvolvido, mesmo que feito em grupo, deve ser inscrito no nome de apenas um profissional. Os demais autores devem ser mencionados no relato e precisam estar cientes da inscrição e do conteúdo do presente Regulamento, de modo a isentar a organizadora de qualquer responsabilidade.

3.5.6 A organizadora premiará somente o (a) professor (a) ou gestor (a) escolar em nome do (a) qual o projeto foi inscrito, não se responsabilizando pela divisão do prêmio entre os demais integrantes do grupo, se houver.

3.5.7 O prazo de inscrição poderá ser prorrogado a qualquer momento, conforme definição da organizadora, o que será informado no site https://semeandoeducacao.klabin.com.br/.

Caso as inscrições sejam prorrogadas, não será possível modificar o relato já submetido.

3.5.8 Após fazer a inscrição, o (a) participante deverá descrever seu Projeto no mesmo documento, seguindo as orientações da FICHA DE INSCRIÇÃO PARA GESTOR (A) (se for gestor (a)) e FICHA DE INSCRIÇÃO PARA PROFESSOR (A) (se for professor (a)), que consta no item 3.2 FICHA DE INSCRIÇÃO deste regulamento.

Importante:
Cada participante só poderá inscrever 1 (um) trabalho.
É proibido o envio de qualquer tipo de material que não seja o relato da experiência e suas imagens, quando houver.

4. PROCESSO DE AVALIAÇÃO

4.1. A avaliação e seleção dos (as) vencedores (as) será realizada por meio da análise dos projetos enviados durante o período de inscrição, com base nos critérios descritos no item 3.4. Os projetos serão analisados pela equipe de avaliadores, composta por membros indicados pela organizadora, que selecionará os projetos conforme critérios apontados no item 4.3. deste Regulamento, selecionando 3 (três) projetos vencedores (primeiro, segundo e terceiro lugar) de cada categoria (gestor (a) e professor (a)) para cada um dos municípios participantes.

4.2. CALENDÁRIO

I – Análise do projeto para seleção das práticas: 06/11 a 05/12 de 2021.

II – Divulgação das práticas selecionadas no Prêmio Klabin Semeando Educação: 17 de dezembro de 2021

III – Evento de premiação on-line ou presencial (a depender dos protocolos de segurança) dos ganhadores em 2022: data a ser definida

4.3. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Os critérios de análise e avaliação dos projetos apresentados pelos (as) professores (as) e gestores (as) inscritos, independentemente da fase em que ocorrerem, seguirão os seguintes parâmetros, mas não necessariamente todos:

I – aplicabilidade e pertinência do tema;

II – uso dos itens que constam no Anexo DESCRIÇÃO DO PROJETO PARA O PRÊMIO KLABIN SEMEANDO EDUCAÇÃO PROFESSOR (A) OU DESCRIÇÃO DO PROJETO PARA O PRÊMIO KLABIN SEMEANDO EDUCAÇÃO GESTOR (A) , disponível na FICHA DE INSCRIÇÃO PARA PROFESSOR (A) ou na FICHA DE INSCRIÇÃO PARA GESTOR (A).

III – fundamentação teórica;

IV – clareza dos objetivos;

V – compatibilidade dos objetivos e conteúdos com a legislação vigente;

VI – ajuste das propostas ao público para o qual se destinam e contribuição, de algum modo, para a formação prevista na BNCC (crianças, alunos ou estudantes para as inscrições de professores e docentes; equipe e comunidade para inscrições de gestores escolares).

VII – recursos, seleção dos materiais favoráveis, acessíveis e seguros;

VIII – critérios para formação de grupos de alunos;

IX – prática de inclusão escolar, acolhimento das diferentes culturas, valores, crenças e/ou deficiência física dos alunos;

X – estabelecimento de canais de comunicação com os pais, mães, demais professores e comunidade do entorno da instituição de ensino e outras.

4.4. DIVULGAÇÃO

Os nomes dos ganhadores serão divulgados no site do Prêmio Klabin Semeando Educação – https://semeandoeducacao.klabin.com.br/ e em cerimônia (presencial ou remota) no início do ano de 2022.

Serão desclassificados os projetos que não estiverem voltados a propostas educacionais e que não atendam ao requisito de originalidade e/ou que representem plágios.

5. PREMIAÇÃO

5.1. Será feita em sessão pública on-line ou presencial, no formato de um evento, no início do ano de 2022. Link de acesso e horário serão divulgados posteriormente.

A data da premiação poderá ser prorrogada a qualquer momento, conforme definição da organizadora, o que será informado no site https://semeandoeducacao.klabin.com.br/.

Caso a data da premiação seja alterada, não será possível modificar o relato já submetido.

5.2. Os vencedores serão convidados a participar do evento de premiação descrito no item 5.1. deste Regulamento, bem como todos os participantes do processo. Na ocasião serão divulgados os vencedores, eleitos por uma equipe de jurados totalmente independente, com base nos critérios definidos neste Regulamento e na relevância do trabalho para o cenário educacional brasileiro.

5.3. A premiação ficou assim organizada: