Abrangência

Quem participa

O atual ciclo do projeto Klabin Semeando Educação é voltado para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental de 13 municípios, sendo que três deles (Telêmaco Borba, Ortigueira e Imbaú) participam desde 2019. O projeto abrange 146 escolas públicas municipais, aproximadamente 1.218 profissionais da educação (327 gestores e 891 professores) e perto de 22 mil alunos da rede municipal de ensino. 

A participação se dá pela constituição do Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE), que funciona como um consórcio público voltado a promover a cooperação entre os entes participantes. Por meio do ADE, as redes municipais podem buscar soluções colaborativas para seus diferentes problemas de ensino.

Uma vez constituído o ADE, a Klabin dará suporte técnico e administrativo aos trabalhos, e quando os municípios não dispuserem de recursos para o desenvolvimento das competências necessárias, a empresa poderá disponibilizá-los. 

Uma ideia que já deu certo!

O projeto Klabin Semeando Educação foi implantado inicialmente nas escolas estaduais, por meio de uma parceria com a Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Aplicado em 31 escolas de Telêmaco Borba, Ortigueira e Imbaú, beneficiou mais de 11 mil estudantes do 6º ao 9º ano. Os resultados foram muito positivos. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que é calculado com base no aprendizado dos alunos em Português e Matemática (Prova Brasil) e no fluxo escolar (taxa de aprovação), mostrou que houve, entre 2015 e 2017, evolução nos três municípios: Telêmaco Borba (41%), Imbaú (16%) e Ortigueira (13%).