LAGES – 2º Concurso de Boas Práticas Pedagógicas

Profissionais e projetos que se destacaram na Edição 2021

>> Gestores

1º – O brincar na infância

O projeto liderado por Cassia Giselle Cevey foi idealizado e mobilizado por toda a comunidade escolar. Ele nasceu, na verdade, em 2019, com a necessidade de criar um espaço de lazer na escola. A ideia mobilizou pais, professores e a Secretaria de Educação, que se uniram na busca de recursos. A realização do projeto fez surgir novas ideias, como a criação de uma brinquedoteca, jogo de amarelinha, pinturas de quadros de giz nas paredes e uma casa de boneca anexa ao parquinho.

 

2º – Gincana do conhecimento

A gincana proposta por Denise Aparecida Godoi Cardoso foi pensada visando a formação integral dos alunos através de jogos orientados e provas, a fim de desenvolver atitudes e habilidades, como interação social, autonomia, respeito, inclusão, cooperação, socialização, solidariedade, saúde e bem-estar. O resultado aparente foi um maior respeito entre os alunos, que voltaram no ano seguinte mais estimulados a frequentar a escola.

>> Professores

1º – Matemática saborosa

O projeto de Jaqueline Correia da Silva aproveita, na prática, a formação do Programa Klabin Semeando em Educação. Para desenvolver a linguagem matemática, ela buscou estimular o raciocínio lógico em situações reais, trabalhando conceitos de maneira interdisciplinar. Para isso, utilizou o gênero receita culinária (uma salada de frutas) ligado à alimentação saudável. Em outra oportunidade (Dia das Bruxas), trabalhou com textos, parlendas e receitas culinárias referentes ao tema.

 

2º – Matemática com cartinhas: muito além das disputas

Para desmistificar o pensamento, tão presente na fala dos alunos, de que “aprender matemática é difícil”, Viviane Fuck Pereira recorreu ao uso de cartinhas de Animes, tornando o aprendizado divertido. Os alunos puderam ler e relacionar os numerais ao que eles representavam.

 

Veja também:

>> Correia Pinto

>> Goiana

>> Imbaú

>> Ortigueira

>> Otacílio Costa

>> Reserva

>> Sapopema

>> Telêmaco Borba

>>Tibagi

>> Ventania