SAPOPEMA – 2º Concurso de Boas Práticas Pedagógicas

Profissionais e projetos que se destacaram na Edição 2021

>> Gestores

1º – Turismo na escola

Projeto elaborado com o intuito de incentivar alunos do 3º, 4º e 5º anos das escolas do campo a conhecerem e valorizarem o turismo municipal, o projeto de Almir Juliano Rodrigues Andrade foi desenvolvido como elemento complementar da grade curricular. A dinâmica interdisciplinar na escola possibilitou um ensino dinâmico e instigante, auxiliando os alunos a aprender e entender sobre sua cidade, atrativos naturais, seu povo e o lugar onde vive, priorizando e valorizando seu território e suas raízes.

 

 

2º – Carteirinha de leitura

O tema escolhido por Vanessa de Pádua Ueda foi uma alternativa às restrições ao convívio impostas pela pandemia. Com a criação de uma carteirinha da leitura para todos os educandos da escola, os alunos tiveram liberdade de escolher livros de sua preferência para ler em casa, para posterior debate em sala de aula – um estímulo à leitura, oralidade e escrita.

 

>> Professores

1º – Aprender e crescer, os números em nossa vida

O objetivo de Patrícia dos Santos Costa da Silva foi refletir sobre o fazer pedagógico no estudo dos números decimais. As atividades ocorreram através de aulas teóricas e práticas, com orientação aos alunos sobre a importância de reconhecer os números decimais no dia a dia, através de situações problemas e resolução de cálculos. O projeto foi divulgado para as famílias, a fim de obter a participação delas.

 

2º – Ludicidade: o caminho para aprender matemática

O projeto de Fátima Rodrigues de Almeida buscou motivar os alunos a aprenderem a tabuada, percebendo que ela faz parte do seu cotidiano. Ela recorreu a atividades competitivas entre os alunos, para que se sentissem desafiados e se esforçassem mais.

 

Veja também:

>> Correia Pinto

>> Goiana

>> Imbaú

>> Lages

>> Ortigueira

>> Otacílio Costa

>> Reserva

>> Telêmaco Borba

>>Tibagi

>> Ventania